Estouro de Orçamento devido ao mau detalhamento de projeto
Autores:
Leonardo Ferreira da Silva
Pedro Henrique de Araújo Salles
Resumo:
Nos dias atuais é comum vermos orçamentos de projetos de engenharia e construção sofrerem estouros ao longo da vida de implantação do projeto. Estes estouros possuem várias causas, e uma delas é em função de elaboração de uma planilha de quantitativos e preços não condizentes com a realidade do projeto, e isto deve dentre outras coisas, o mau detalhamento do projeto na sua fase de planejamento. Este artigo tenta esclarecer a importância de se ter um bom detalhamento do projeto para que o orçamento do projeto seja coerente com a realidade executiva.
1- Introdução
A elaboração de um orçamento de um projeto de engenharia inicia com a montagem da PQP. Esta PQP ira relacionar todas as atividades que serão desenvolvidas durante a execução do projeto, e o mais importante, ela informará os quantitativos e suas respectivas unidades de medidas. Portanto, para elaboração de um orçamento, é necessário que o responsável tenha informações necessárias para sua elaboração.
Um projeto sempre se inicia com a elaboração de um anteprojeto, um projeto conceitual, o qual se resume em uma representação técnica da opção aprovada no estudo de viabilidade, apresentado em desenhos sumários, em número e escala suficientes para a perfeita compreensão da obra planejada, contemplando especificações técnicas, memorial descritivo e orçamento preliminar. Com este anteprojeto já é possível elaborar um orçamento preliminar, porém o nível de precisão desta estimativa não é muito confiável, podendo sofrer variações de até
20%. Normalmente, esta estimativa é realizada adotando-se índices de referência do mercado. Caso este orçamento preliminar seja aprovado, passa-se então para a próxima fase de elaboração do projeto, a elaboração do projeto básico.
De acordo com o IBEC, o projeto básico é o conjunto de desenhos, memoriais