Relatório de estatística
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
RELATÓRIO DE ESTATÍSTICA
CARAÚBAS – RN
2012.2
PESQUISA ANUAL DO COMÉRCIO
1- INTRODUÇÃO
A Pesquisa Anual de Comércio permite estimar, entre outras variáveis, a receita operacional líquida, margem de comercialização, salários, número de pessoal ocupado e número de empresas, e construir indicadores tais como: receita média, taxa de margem de comercialização, salário médio, produtividade, etc., que retratam o desempenho do setor comercial no Brasil. Seus resultados são divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. A série PAC teve início em 1988, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor do comércio dos períodos intercensitários. A partir do ano de 1996 a PAC foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industrial, comercial e de serviços, em que os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, atualizado sistematicamente, é referência comum para o universo das empresas.
O desenho das pesquisas estruturais anuais leva em conta a concentração da atividade produtiva nos segmentos de maior porte, dando tratamento censitário para empresas com mais de 20 ou mais pessoas ocupadas, para as atividades de comérico e serviços, ou 30 ou mais pessoas ocupadas, para a indústria, no cadastro básico de seleção. As demais empresas, são objetos de seleção probabilística. A PAC é a pesquisa estrutural central do subsistema de estatísticas do Comércio.
2 – DESENVOLVIMENTO
Ao longo da vida, vivenciamos e usamos vários tipos de serviço, sejam eles produtivos (seguro, serviços bancários, jurídicos, corretagem e comunicação), de distribuição de bens (comércio, transporte e armazenagem), sociais (educação, saúde e lazer) e pessoais (restaurantes, salão de beleza, hotelaria), entre outros. Esse setor de serviços, que correspondem à venda de produtos e aos