Relatório de estagio
VIVÊNCIAS NA SALA DE AULA
Leda Magna de Lima Gobbi Linha de trabalho: Experiências curriculares Contexto do relato As atividades aqui relacionadas foram desenvolvidas em três escolas estaduais de Porto Alegre e contemplaram os temas: cidades e eleições. O assunto das “cidades” foi trabalhado no ano de 2003, no terceiro trimestre, na turma 41, da única quarta série da escola, que se localiza numa parte nobre da capital do Estado. Os alunos que a freqüentam, na sua maioria, são filhos de empregados que trabalham perto, tendo também alguns que moram nas proximidades da escola e outros oriundos de vilas distantes. As atividades envolvendo eleições foram realizadas em 2004 em duas escolas, também estaduais, mas na periferia de Porto Alegre, sendo uma situada na Lomba do Pinheiro e, a outra ao lado do Morro da Cruz. As duas possuem alunos de origem humilde. Em uma delas a atividade foi realizada em uma das duas terceiras séries do Ensino Fundamental e a outra em uma das cinco quartas séries. Considera-se importante descrever as três realidades porque, quando trabalhamos com poucos recursos, cada projeto feito com pesquisa é um desafio, pois, muitas vezes, é extremamente difícil, para os alunos pesquisarem. Mas, ao mesmo tempo, mostra que nada é impossível e que a falta de recursos não nos impede de realizarmos trabalhos ricos e prazerosos com nossos alunos. Detalhamento da atividade 1º)Atividades das cidades: Objetivos:
• • • •
vivenciar-se como parte integrante no Estado em que vive; trabalhar a auto-estima; conhecer características ímpares de cada cidade; reconhecer as diferenças e dificuldades de cada uma.
A turma era bastante crítica e questionadora. Estávamos trabalhando as regiões do RS, e um aluno trouxe um livro que continha alguns dados sobre todas as cidades. Como houve interesse dos demais pelo assunto, começamos um mini projeto: “Cidades