relatório de estagio
BRINQUEDOTECA
Ibaiti
2013
NIVEA APARECIDA PEREIRA
BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Ensino e Alfabetização Il; Ludicidade e Educação; Fundamentos na Alfabetização.
Professores: Rosely Montagnini; Edilaine Vagula; Raquel Franco; Laura Célia Cabral Cava.
Ibaiti
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto que brincar é uma maneira de aprendizagem a brinquedoteca vem para assegurar o direito de aprender de forma lúdica, em um ambiente agradável que torne o ato de brincar em momento de prazer, onde o profissional deve ser mediador e observador. Neste trabalho foi observado a criança como ser ativo dentro da sociedade em que ela está inserida proporcionando a ela um ambiente favorável onde possa interagir, aprender e brincar se socializando, criando vínculos com seu exterior, isso é fundamental para o seu desenvolvimento. Ao pesquisar o lúdico e as brinquedotecas pode-se notar as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação ao utilizar essa forma de educar.
DESENVOLVIMENTO
A arte de brincar e educar são indissociáveis na educação infantil pois assume um papel importante para que a criança adquira autonomia e aprendizagem, em um mundo de imaginação e fantasias o educar deve estar sempre presente e o brincar proporciona aprendizagem através da exploração dos objetos onde a criança tem noções de textura, cores, tamanho e quantidade, cuidar e educar estão relacionados e andam lado a lado, o educador deve estar presente na