relatório de estagio de formação de professores.
O Estágio Supervisionado é tarefa importante e trabalhosa para os alunos de graduação em Pedagogia.
E quando estamos no contexto de uma sala de aula, a observação torna-se valiosa e muito importante à interação realizada neste estágio é diferente das experiências anteriores, pois temos contato com alunos que estão na fase de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta. E o fato de estarem em um ensino profissionalizante, contribui para que eles sejam mais responsáveis com seus estudos. Observei como os professores e a Instituição se relaciona com esses adolescentes.
Neste trabalho relatarei as atividades desenvolvidas na Instituição e as experiências que adquiri durante o Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.
Este estágio foi realizado nas turmas de 1° e 3º ano do Curso Normal, no turno da tarde, do Instituto de Educação Carlos Pasquale de Nilópolis. Durante este período, procurei observar alguns aspectos como: a prática dos profissionais da escola, os desafios da prática pedagógica a relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas, as relações existentes no contexto escolar, o sistema de organização de uma escola da rede pública, os projetos desenvolvidos pela Instituição e a importância do Curso de Formação de Professores.
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Instituto de Educação Carlos Pasquale foi fundado em 9 de julho de 1974, com o nome de Escola Estadual Carlos Pasquale em homenagem ao Professor Carlos Pasquale.
Na inauguração do Instituto, o governador na época era Raimundo Padilha e o Prefeito o atual Deputado Simão Sessim.
Esta instituição começou somente como o Ensino Fundamental e a primeira diretora foi Ineide Cabral, alguns anos depois, o governo implantou o antigo 2°grau, atualmente Ensino Médio e o Curso Normal.
Hoje o ICEP está mais avançado e tem como diretora Lúcia Leone. A instituição se propõe a realizar um