relatório de ensaio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
RELATÓRIO
ENSAIOS DE ESTAMPABILIDADE
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. EQUIPAMENTO ENSAIO DE ANISTROPIA 3
3.1 ENSAIO DE ANISTROPIA 4
3.2 Métodos de ensaio 4
3.3 Cálculo do coeficiente de anisotropia, média ou normal e planar 5
4. ENSAIO ERCHiSEN: 7
4.1 Equipamento de teste e corpos de prova 7
4.2 Método de ensaio 7
4.3 Resultados 8
5. CONCLUSÃO 9
1. INTRODUÇÃO
Os materiais possuem diferentes propriedades que atribui aos mesmos diferentes características de comportamento que Determinará qual material deverá ser usado e com qual finalidade implica no custo de produção, manutenção, vida útil do produto, entre outros aspectos. Essas propriedades são avaliadas de através de diferentes testes o foco deste relatório aborda o ensaio de tração.
O ensaio de tração consiste em aplicar uma carga até que o material se deforme ou frature, ensaio de tração tem como principal finalidade medir satisfatoriamente a resistência do material determinar o material ideal a ser utilizado.
2. OBJETIVO
Este relatório tem como principal objetivo compreender como é realizado um estudo do ensaio de tração com a finalidade de detalhar os métodos de ensaios em relação a estampabilidade do material a ser usado, através dos métodos de Anisotropia e Erichen, com finalidade de obter informações relevantes a partir da análise dos corpos de prova possibilitando um maior apoio aos processos de estampagem de materiais metálicos.
3. EQUIPAMENTO ENSAIO DE ANISTROPIA
Para a realização dos ensaios será utilizado a máquina Universal de Ensaios Emic DL 60000 com Faixa de Velocidades 0,01 a 300 mm/min e medição através de células de carga intercambiáveis, A indicação da Força e Deslocamento é realizada através de Software que analisa os dados e Controle de Ensaio através de Software;
Figura 1: