Relatório de Eletricidade - Solda
Laboratório 5: Solda Elétrica
PRÁTICA:
1 – Retificador de Solda: Realizar solda com eletrodo revestido de diferentes diâmetros;
Procedimento: Após ajustar a corrente de soldagem até o ponto ideal para derreter o eletrodo cordões de solda foram feitos, foi anotado os valores de corrente de entrada e corrente de solda para 03 ( três ) eletrodos de diâmetros diferentes, sendo:
- Eletrodo de 2,5 mm²
* Corrente de entrada: 18A
* Corrente de solda: 80A
- Eletrodo de 3,25 mm²
* Corrente de entrada: 32A
* Corrente de solda: 120A
- Eletrodo de 4,0 mm²
* Corrente de entrada: 38A
* Corrente de solda: 160A
Após anotar todos os dados foi repetida a prática utilizando o eletrodo de 4,0 mm², porém agora soldando com o equipamento inversor de soldagem.
- Eletrodo de 4,0 mm²
* Corrente de entrada: 19A
* Corrente de solda: 160A
2 – Máquina de Solda MIG: Realizar solda utilizando arame de solda de 1,2mm²;
Procedimento: Após ajustar a corrente de soldagem até o ponto ideal para derreter o arame acompanhamos o acabamento dos cordões de solda, foi anotado os valores de corrente de entrada e corrente de solda, sendo:
- Arame de 1,2 mm²
* Corrente de entrada: 38A
* Corrente de solda: 160A
QUESTIONÁRIO:
1 - Processo eletrodo revestido e MIG
Eletrodo revestido: é realizado com calor de um arco elétrico mantido entre duas partes metálicas, a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico é suficiente para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento. Quando as gotas de metal fundido são transferidas através do arco para a peça de fusão, são protegidas da atmosfera pelos gases produzidos durante a decomposição do revestimento. A escória líquida flutua em direção à superfície da peça de fusão, onde protege o metal de solda da atmosfera durante a solidificação.
MIG: é utilizado para unir peças metálicas pelo aquecimento e pela fusão delas a