Relatório de didatica
Vai ser preciso 2 balões e uma lata de alumínio pra demonstrar a eletrização por atrito e por indução eletrostática.
Ver o site: cienciatube.blogspot.com/2011/.../top10-experiencias-fisica-faceis.ht... ELETRILIZAÇÃO POR ATRITO:
O processo pelo qual um corpo adquire carga elétrica é conhecido como eletrização. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E, quando um corpo perde elétrons o número de prótons é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.
Se atritarmos o balão e a lata de alumínio os dois corpos antes neutros,agora apresentam propriedades elétricas, dizemos então que os corpos foram eletrizados por atrito.Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas,exemplo: O balão com cargas positivas e a lata de alumínio com cargas negativas. Na eletrização temos apenas a transferência de elétrons. Eles estão girando ao redor do núcleo dos átomos e por isso, dependendo do material, têm facilidade para escoar de um corpo para outro.
(VÊ NO SITE A : IMAGEM DE ELETRILIZÇÃO POR ATRITO)
INDUÇÃO ELETROSTÁTICA:
A indução eletrostática é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado, às vezes também é chamada de indução elétrica.
O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repelem as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do