Relatório de cromatografia- ifrj
HABILITAÇÃO BIOTECNOLOGIA
RELATÓRIO DE MÉTODOS DE ANÁLISES BIOQUÍMICAS II:
Prática: TLC e Cromatografia de Gel Filtração
Alunas: Amanda Gaspar
Turma: BIO261
Data de realização da prática: 02/02/2012
Data da entrega do relatório: 06/02/2012
1 – Introdução
A cromatografia é um método físico-químico de separação baseado na migração diferencial dos componentes de uma mistura através das diferentes interações entre duas fases imiscíveis (fase móvel e a fase estacionária). A cromatografia pode ser utilizada para identificação de compostos, purificação de moléculas, entre outros. É uma técnica extremamente versátil devido às diferentes combinações possíveis entre a fase móvel e estacionária.
A cromatografia pode ser classificada de acordo com o sistema cromatográfico em cromatografia em coluna e cromatografia planar. A cromatografia planar compreende a cromatografia em papel e a cromatografia em camada delgada (TLC). Já a cromatografia em coluna compreende a cromatografia líquida clássica, cromatografia em fase gasosa e a cromatografia líquida de alta eficiência.
Outra classificação da cromatografia é baseada na fase móvel, se a fase móvel for um gás, a cromatografia é em fase gasosa. Caso a fase móvel seja um líquido, a cromatografia pode ser a líquida clássica ou a líquida de alta eficiência. A cromatografia pode ser separada também de acordo com a fase estacionária: líquida, sólida ou quimicamente ligada No caso da fase estacionária ser constituída por um líquido, este pode estar simplesmente adsorvido sobre um suporte sólido ou imobilizado sobre ele. Suportes modificados são considerados separadamente, como fases quimicamente ligadas, por normalmente diferirem dos outros dois em seus mecanismos de separação. A classificação da cromatografia também pode ser baseada nos mecanismos de separação: adsorção, troca iônica e partição.
A cromatografia em camada delgada (Thin-Layer Chromatography – TLC) é um tipo de