Relatório de Circuitos Teorema de Norton
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE CIRCUITOS
ELÉTRICOS I
PRÁTICA N.:
TÍTULO:
04
TEOREMA DE NORTON
Alunos: 1° FADAIAM VIANA MACHADO
2° LUCAS BRAGA DE ASSIS
3° LUCIANO DE ASSIS SILVA
Matricula:
408118301
408120079
408120078
Visto:
Data Entrega:
Nota:
Belo Horizonte, 23
de
Março
de
2009
_25__/_ 03__/__09_
1) INTRODUÇÃO TEÓRICA
A prática número 4 tem como objetivio verificar, experimentalmente, o teorema de Norton e verificar também a equivalência entre o circuito de Norton e Thévenin.
Para este experimento utilizamos: 1 -Fonte de Tensão Icel Gubintec PS-5000D; 2 Multímetros Icel Gubintec IK-1500A; 03 resistores (120 Ω; 270 Ω; 390 Ω) e 1 - Potenciômetro de 1 kΩ. O circuito equivalente de Norton permite transformar um circuito constituído por fontes e resistores em um circuito equivalente com uma fonte de corrente e um resistor em paralelo. Este circuito pode ser obtido a partir do circuito equivalente de Thévenin por uma transformação de fonte.
Desta forma, é fácil demonstrar que a corrente de Norton é igual a corrente de curto-circuito entre os terminais de interesse e a resistência de Norton é igual a resistência de Thévenin.
Definições de IN e RN:
IN: corresponde à corrente que circula em um curto-circuito, substituindo um elemento específico do circuito;
RN: representa a resistência vista dos terminais A e B de um circuito, do qual retirou-se um dado elemento, estando todas as fontes independentes desativadas.
2) PRÁTICA
Nesta aula prática será verificado o comportamento do circuito da Figura abaixo, em termos de tensão e de corrente na carga RL de 560 Ω conectada aos terminais A e B, e comparado com o respectivo equivalente Norton.
DESENVOLVIMENTO
2.1 - Para o circuito mostrado acima determinamos o equivalente Norton e Thévenin e, a partir do equivalente de Norton, determinamos os valores de IL e de VL, como descrito