Relatório de Campo
A viagem teve como objetivo o estudo das estruturas geológicas de uma parte do estado paraibano compreendidas entre as cidades de Puxinanã, Pocinhos e Olivedos.
Foram realizadas, no total, quatro paradas ao longo da BR-230 e a PB-121 para poder-se visualizar os afloramentos em linha férrea ou próximos a elas e, em cada um, foi descrito as características como nome de rocha predominante, litologia e processos de deformação sofridos. Também foram dadas noções de como utilizar a bússola do tipo Bunton, a qual a declinação magnética foi ajustada para 25ºE e assim, medir-se as lineações e foliações.
LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO
Como rota inicial pegou-se a BR-230 saindo de Campina Grande para Puxinanã. De Puxinanã para Pocinhos utilizou-se a PB-121, como também de Pocinhos para Olivedos.
100965274955
(imagem retirada do Google Maps)
GEOLOGIA REGIONAL:
Zona Transversal:
A Zona Transversal compreende terrenos tectono-estratigráficos de idade meso e neoproterozóica, ocorrendo blocos de idade arqueana e paleoproterozóica. Esse domínio possui uma história de sedimentação-vulcanismo e de deformação orogênica única, dentro da Província da Borborema.
Litologia da área:
Ortognaisses e migmatitos de protólito tonalítico-granodiorítico com intercalações de paragnaisse , anfibolitito e leptinito.