Relatório de campo
Percurso ate o local
Facilmente podemos observar no percurso de viagem do trabalho de campo com o rápido afastamento da cidade de partida (Salvador) uma escassez de propriedades e uma predominância cada vez maior de latifúndios, começando por gados de pastagens (gado de corte) que não possuem dificuldade na adaptação a relevos íngremes. Logo após os canaviais passam a dominar a paisagem, uma importante herança originária do período colonial, já em locais de relevo mais plano. Avançando um pouco mais nas estradas antigas fabricas construídas a décadas são notadas e passando por elas novamente a pastagem de gado se faz fortemente presente. A avicultura também pode ser encontrada ao longo do caminho assim como plantação de aipim, raiz tipicamente regional. Chegando ao município de São Felix destaca-se a barragem de Pedra do Cavalo onde se encontra a usina responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Logo após a passagem pelas proximidades do Rio Paraguaçu retorna-se a ver plantações, primeiramente de Laranja e logo após de eucalipto.
COOPATAN
A Cooperativa dos produtores rurais de Presidente Tancredo Neves (COOPATAN) foi fundada em 18 de julho de 2000 por 30 produtores rurais. A COOPATAN mobiliza hoje 205 cooperados - agricultores familiares que tem na cooperativa uma expectativa de vida melhor. As famílias cooperadas tem acesso às tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que implantou um Campo de Experimentação no município de Presidente Tancredo Neves. Técnicas de manejo do solo, contenção de encostas, produção e beneficiamento garantem maior qualidade e produtividade.
A Cooperativa atua na Bahia e também em Sergipe com um comercio de frutas em Recife. No total são 4 industrias e a divisão dos lucros e feita da seguinte maneira : 88% para o proprietário e 125 para a Cooperativa. São 42 funcionários e a produção e a produção varia de 20 a 32 toneladas.