Relatório de Britagem
Neste relatório objetivou-se em cominuir uma amostra de gnaisse através do processo de britagem. Esse processo foi realizado em duas etapas: britagem primária, em um britador de mandíbulas, e britagem secundária, em um britador de rolos. Buscou-se também fazer as análises granulométricas, as devidas curvas fragmentatrizes, os tamanhos, as curvas granulométricas e o grau de redução individual e total dos produtos de cada britagem.
Sumário 1-Introdução Na indústria, a cominuição pode ser dividida em dois estágios, a britagem e a moagem. Tradicionalmente, a britagem era concebida como um processo responsável pela cominuição do material acima de 25 mm, enquanto a moagem era destinada para cominuição abaixo desse tamanho. Entretanto, recentemente os britadores vêm demonstrando grande eficácia na cominuição de partículas de granulometria fina. Primeiramente, o processo de britagem consiste num conjunto de operações com a finalidade de fragmentar os materiais sólidos de elevados tamanhos, reduzindo-os a uma granulometria compatível para a utilização direta ou para posterior processamento. Normalmente, a britagem se trata de uma operação cara, que consome bastante energia e que requer rígido controle, além de que seu rendimento depende de inúmeros fatores característicos da matéria-prima, bem como da dimensão do material, da forma inicial das partículas e da dureza do material (resistência à abrasão, à compressão e ao choque), umidade, sensibilidade a temperatura e tendência a aglomeração. A britagem é o primeiro estágio do processo de fragmentação, e ela pode classificada em :
⦁ Britagem primária- a alimentação vem do ROM, localização próxima ou dentro da cava .É processada por via seca e ocorre em um circuito aberto, ou seja, não existe realimentação no circuito, e seus produtos mantêm valores de tamanho acima de 100mm.
⦁ Britagem secundária- recebe como alimentação os produtos gerados da britagem primária,