relatorio
ESTUDO: ENSAIO DE GRANULOMETRIA DATA: HORA:
REFERÊNCIA NORMATIVA: NBR NM 248/2003 ; NBR NM26/2001 ; NBR NM 27/2001 ; NBR 7211/2009
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Foram utilizadas as peneiras:
.separação da brita: 38.0 , 25.0, 19.0 , 12.5 , 9.5 , 6.3
.separação da areia: 4.8 , 2.4 , 1.2 , 0.6 , 0.3 , 0.5
.concha
.balança
.bandeja
. areia
.brita
PROCEDIMENTOS DE ENSAIO
.Modo de obtenção da areia:
Lavra de areia: Lavra é um conjunto de operações objetivando a extração de minérios para aproveitamento ao natural ou após processos de beneficiamento.
Lavra de areia em encosta de morro: O arenito consiste de uma rocha maciça, constituída por sedimentos arenosos, apresentando-se em meia encosta. A lavra se desenvolve em meia encosta de morro, a céu aberto e é realizada por desagregação através do processo de escarificação.
O material resultante do processo de extração é transportado ao beneficiamento, peneirado em meio aquoso transformando-se em areia para comercialização.
Lavra de areia em planícies aluviais: É o método de lavra utilizado em cavas secas a céu aberto.
Esse método de lavra consiste primeiramente na retirada do excesso de umidade do terreno. Após isso, inicia-se a retirada de capa de material estéril (solo e argila).
A camada de areia que se encontra sob a argila fica então aflorante, permitindo desse modo a sua extração com escavadeira hidráulica.
. Modo de obtenção da brita:
Transporte da mina para a britagem - O carregamento do material detonado é feito com escavadeira hidráulica em caminhões basculantes que transportam o material da mina até britagem primária.
Britagem primária - O material proveniente da mina é descarregado na baia de alimentação e lançado para dentro do britador de mandíbulas, onde é triturado.
Britagem secundária - Esse processo tem como função