Relatório de Biologia
Teoria: Reprodução Humana
Princípios:
Na reprodução sexuada, a criação de novos seres dá-se à custa da fusão de gâmetas, sendo estas células haploides formadas por meiose nas gónadas (órgãos constituintes do sistema reprodutor).
Testículos:
Os testículos são as gónadas masculinas (e, por isso, parte do sistema reprodutor masculino), que se encontram envolvidas pelo escroto. São glândulas mistas, uma vez que produzem não só os espermatozoides (gâmetas masculinos), como também hormonas, nomeadamente a testosterona.
A bolsa escrotal que envolve os testículos localiza-se no exterior da cavidade abdominal, para que as condições sejam propícias à formação de espermatozoides, nomeadamente ao nível da temperatura (que é mais baixa no exterior).
Os testículos são constituídos por uma túnica albugínea, que está na origem dos vários septos testiculares, que dividem os testículos em vários lóbulos testiculares, sendo que é nestes lóbulos que podem ser encontrados os túbulos seminíferos que vão convergir para a zona posterior do testículo, formando a rede testicular, de onde saem alguns canais que se vão ligar ao epidídimo.
Os túbulos seminíferos são as estruturas dos testículos onde ocorre a espermatogénese, sempre no sentido da periferia para o lúmen.
Nos túbulos seminíferos estão presentes dois grupos diferentes de células: as células da linha germinativa e as células somáticas.
As células somáticas – células de Sertoli – apresentam elevadas dimensões e são bastante importantes ao nível da espermatogénese (processo de formação dos espermatozoides). As células de Sertoli coordenam este processo, auxiliando e controlando o processo de maturação das células germinativas, dado que segregam substâncias necessárias para a sua nutrição e diferenciação, libertam os espermatozoides no lúmen, segregam um líquido que facilita a deslocação dos espermatozoides até ao epidídimo e ainda, aquando da