relatório de behaviorismo
Embora muitos estudos e experimentos sobre ação reflexa tenham sido feitos, o filósofo russo Ivan P. Pavlov se destaca por seu livro “Reflexos Condicionais” onde através de um experimento com um cão relata o processo de condicionamento que consiste em um processo de substituição de estímulos. Nesse caso, um estímulo antes neutro adquire a função de eliciar uma resposta que era eliciada por outro estímulo, isso ocorre quando esse estímulo é apresentado em seguida ao estímulo efetivo. Pavlov também estudou o processo inverso que consiste na apresentação do estimulo condicionado sem a presença do elemento reforçador, esse processo caracteriza a chamada “extinção” (Skinner, 1979/1953).
A ação reflexa está ligada a fisiologia do organismo e assim como já apontava Descartes, não caracteriza todo o comportamento humano, pois há uma parte do comportamento que não é eliciado, mas sim controlado pelas consequências de um determinado comportamento.
E. L. Thorndike foi o responsável por uma das primeiras tentativas de estudar as alterações decorrentes das consequências do organismo. Seu experimento consistia em colocar um gato no alçapão de onde este só poderia escapar abrindo uma porta, o gato exibia diferentes tipos de comportamento sendo que alguns eram eficazes para abrir a porta, quando isso se repetia várias vezes (colocar o gato no alçapão), o comportamento que o levava a escapar tendia a ocorrer mais rapidamente. Thorndike chamou de “Lei do Efeito” ao comportamento que é estabelecido quando seguido de certas consequências, ele observou