Relatório de atividades práticas
Centro de Tecnologia
Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
Disciplina: Microbiologia Aplicada a Engenharia Sanitária e Ambiental
Professor: Demétrio Luis Guadagnin
Relatório de Atividades Práticas
Algas e protozoários
Marciano Friedrich
Santa Maria, 08 de Junho de 2011
Objetivos
Coletar material para posterior análise
Visualizar e identificar algas e protozoários contidos na amostra de material coletada utilizando microscópio
Introdução
Algas e protozoários compõe o Reino Protista. São seres vivos que habitam ambientes aquáticos, ou úmidos, e com algumas espécies parasitas. É um grupo polifilético com os seres tendo origens evolutivas distintas. São eucariontes com características variadas podendo ser unicelulares ou multicelulares. Muitos dos componentes desse grupo são fotossintetizantes e, portanto, autótrofos e vários representantes possuem diferentes meios adaptados a motilidade, como cílios e flagelos, embora alguns sejam bentônicos.
Desenvolvimento
As maiorias dos protozoários podem ser descritos como eucariotos desprovidos de parede celular, com vários dos seus representantes móveis e incolores, mas com muitas variações e exceções a essas características. Como exemplo, citamos alguns organismos que são caracterizados por serem fototróficos, portanto, coloridos e alguns possuem parede celular. Possui ampla e diversificada morfologia além do fato de que habitam os mais diversos tipos de habitats com muitos desempenhando importantes papéis na sociedade e saúde de humanos. Os principais grupos podem ser resumidos pelos seus representantes,Diplomonadídeos,Parabasilídeos,Euglenozoários,Alveolados,Amebozoár ios.
Constituindo um grupo bastante heterogêneo, as algas podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicas ou macroscópicas e de coloração bastante variável. São encontradas em bários tipos de ambientes, principalmente ambientes aquáticos. Nos
ecossistemas