Catalise
Catálise é o nome dado à reação que ocorre na presença de um catalisador. O catalisador é uma substância introduzida no sistema, com o objetivo de aumentar a velocidade da reação, sem ser consumido. Na prática, o catalisador atua diminuindo a energia de ativação da reação como exemplificado na Figura 1. |
Figura 1: comparação entre uma reação entre X e Y catalisada e não-catalisada para formação de Z. O catalisador age na diminuição da energia de ativação (etapa lenta da reação) e conseqüentemente aumento sua velocidade.
A catalise pode ser dividida em dois grandes grupos; a homogênea e a heterogênea. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens.
Na catálise homogênea, reagentes e produtos encontram-se na mesma fase. As principais vantagens deste processo catalítico são o uso de baixas temperaturas e a seletividade. Por outro lado, como reagentes e catalisadores estão numa mesma fase e, muitas vezes os produtos também, o processo de separação/purificação é muito difícil.
Na catalise heterogênea o catalisador encontra-se numa fase com relação aos reagentes. Isso faz com que o processo de separação extremamente fácil. Porém, ela é menos seletiva e geralmente requer temperaturas mais elevadas.
O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes. Por outro lado, a presença deste elemento nos combustíveis fosseis é cada vez mais crítica. Pois tem ação corrosiva e durante a combustão forma gases tóxicos como SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre) gerando graves problemas ambientais principalmente em grandes cidades. De fato, alguns trabalhos científicos têm foco no desenvolvimento de catalisadores para eliminação deste elemento em