Relatório de análise química instrumental experimental: espectrofotometria uv/visível
ESPECTROFOTOMETRIA UV/VISÍVEL
Introdução:
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de onda que pertencem ao espectro visível. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende da estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância). A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de onda da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos. Os espectrofotômetros são instrumentos de análise que permitem descobrir o comprimento de onda (λ) ideal para cada substância química a ser analisada, bem como determinar a absorbância e a transmitância da mesma. O espectro para a faixa visível compreende o comprimento de onda de 200nm à 780nm. Para o uso da espectrofotometria é necessário uma relação entre absorbância em diferentes concentrações, elaborando-se assim uma curva de calibração padrão e verificando-se a linearidade da técnica.
Materiais e métodos:
Materiais:
• Espectrofotômetro • Pipeta de Pasteur • Cubeta de vidro • Amostras de solução de Nitrato de Cromo nas seguintes concentrações: 0,01 mol/L, 0,02 mol/L, 0,03 mol/L, 0,04 mol/L e 0,05 mol/L.
Métodos:
Primeiramente precisávamos descobrir o comprimento de onda ideal para realizar as leituras das absorbâncias das soluções de Nitrato de Prata. Para isso, utilizamos a