Relatório das células
Introdução
A célula é a unidade básica de todos os seres vivos. Assim, todas as células têm a mesma constituição básica. Qualquer célula é constituída por três elementos básicos: citoplasma, núcleo e membrana celular. No entanto, as células animais e vegetais têm diferenças.
As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água, e cloroplastos, utilizados na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.
De resto, possuem as mesmas estruturas, que têm uma função idêntica em ambos os tipos de células.
As células eucarióticas têm núcleo, enquanto que as procarióticas não têm. Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde a formas de vidas mais complexas a seres unicelulares.
Seres unicelulares são organismos formados por apenas uma célula, como por exemplo, as bactérias, os protozoários e algumas espécies de alga.
No enquanto os seres pluricelulares são formados por várias moléculas, que se podem organizar em tecidos, como as células animais e vegetais.
O objetivo deste trabalho é observar, ampliando, as duas lâminas definitivas e a preparação fresca, e verificar que tipos de células são.
Material Utilizado
- microscópio binocular;
- lâmina definitiva (MT 14434, Ovaire de chatte, C.T., folicules primaires GR);
- lâmina definitiva (Pierron, 14804, Feuille mais CT);
- preparação fresca;
- vareta;
- lâmina:
- lamela.
Procedimentos
1. Transportei o microscópio binocular para a bancada, com ambas as mãos, apoiando a base numa delas e segurando o braço do aparelho com a outra;
2. Coloquei-o sobre a bancada, mantendo-o a alguma distância do bordo;
3. Liguei o aparelho, observei se a objetiva de menor poder de ampliação estava alinhada com a ocular e verifiquei se o diafragma, que permite a entrada da luz, estava aberto;
4. Verifiquei o campo do microscópio e, de