GESTAO AGRO INDUSTRIAL
R - A análise de Filière e a commodity system approach são muito semelhantes entre si, principalmente em relação ao papel da tecnologia e ao tratamento sistêmico da cadeia.Porém, a analise de Filière utiliza-se de um ponto de partida diferente daquele utilizada pela CSA. Enquanto a analise de Filiére parte de um ponto final único e especifico no final da cadeia, o CSA tem como ponto de partida o estudo de um produto no inicio da cadeia, ou seja, a partir do produtor rural.
2 – COMO A NOÇÃO DE CADEIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL PODE SER UTILIZADA PARA ESTUDAS AS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS NO SAI?
R - Com a noção de cadeia de produção agroindustrial, acrescido de estudos complementares relativos ao meio ambiente concorrencial no qual essa cadeia de produção evolui, permitem compreender adequadamente o impacto das inovações tecnológicas sobre os agentes que o compõe, bem como sobre a dinâmica de funcionamento do conjunto.
3 – DEFINA UMA CDEIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL?
R - Cadeia de Produção Agroindustrial Segundo Morvan apud Batalha (1997) uma cadeia de produção pode ser entendida como um encadeamento técnico, econômico ou comercial, entre as etapas de produção.
4 – QUIAS AS DIFERENÇAS ENTRE COMPLEXO AGROINDUSTRIAL E CADEIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL?
R - Complexo Agroindustrial tem como ponto de partida determinada matéria-prima de base. Por exemplo, complexo de soja, complexo de leite, complexo de café, etc. a arquitetura deste complexo agroindustrial seria ditada pela explosão de matéria-prima principal que o originou, segundo os diferentes processos industriais e comerciais que ela pode sofrer até se transformar em diferentes produtos finais. Cadeia de Produção Agroindustrial é uma sucessão de operações de transformação (comercialização, industrialização e produção de matérias-primas) dissociáveis, capazes de ser separadas e ligadas entre si