Relatório da oficina de português
No dia 22de abril foi realizado a oficinade Língua Portuguesa no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA).
Iniciou- se a oficina com o contéudo de;
Classes de Palavras tem o objetivos de estudar as estruturas de que se constituem as palavras(substantivo, artigo, verbo, numeral, advérbio, pronomes, adjetivos, preposição, conjunção e interjeição).
Substantivo e o verbo são classe que podemos chamar de básicos ou nucleares, porque elas podem funcionar como núcleos, respectivamente, do sujeito e do predicado, os dois constituintes da grande maioria das orações.
Verbo é a classe de palavra em torno da qual se constrói a oração. É a palavra essencial da oração, isto é, aquela sem a presença da qual não existe oração.
Adjetivos é a classe de palavras que que indicam qualidades ou propriedades dos seres designados pelos substantivos.
Numerais a classe dos numerais é constituída de palavras que servem exatamente para indicar a quantidade dos seres desingnados pelo substantivo.
Artigo é classe fechada, isto é formada de número limitado e fixo de palavras.
Pronome é uma palavra quase vazia de sentido, prova disso é que, fora da situação concreta da fala ou fora do contexto de texto, o pronome não indica nada além de uma das três pessoas do discurso.
Preposição é uma classe de palavras limitada, prova disso é que podemos enumerar as preposições da língua portuguesa numa pequena lista.
Conjunção como a das preposições, é contituída de palavras invariáveis. Seu número é também limitado, mas não tão reduzido, seu papel no enunciado é o de coectar orações entre si.
Interjeição é uma classe de palavra á parte, na verdade trata-se de palavras que se aproximam mais do grito dos animais do que da fala humana.
Como se sabe, a grande diferença entre a linguagem humana e a animal é que esta não é artigulado, isto é não é formada da combinação de unidades de significado menores para produzir outras mais complexas.
Processo de formação de