Relatório da lapec
Nome do local da visita: Laboratório de Análise de Combustíveis e energias Alternativas.
Data da visita: 27/04/2012
Início: 14 h Término: 16 h
• Descrição do local da visita:
O laboratório localiza-se dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde possui como reitor Hidenbergue Ordozgoith da Frota. A LAPEC é um local de análise da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) onde fiscaliza todos os postos de gasolina verificando se o combustível está conforme ou não conforme pelas normas ANP. Existe em seis regiões, cinco no Amazonas e um em Roraima. Os testes são feitos com pelo menos três analistas antes de voltar para a ANP. Existem dois laboratórios dentro da LAPEC.
No primeiro laboratório as amostras que serão analisadas vêm em frascos separados. O frasco de cor amarelo é o etanol; o de cor vermelha é a gasolina aditivada e a azul é o diesel.
Os processos de monitoramento começam são divididos em capelas:
• Capela 5: Ensaio do ponto de fulgor do diesel: ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor do diesel é > 62 °C (143 °F).
• Capela 4: Destilador da gasolina: A destilação é um dos testes que tem como objetivo avaliar as características de volatilidade da gasolina. O teste é feito tomando-se 100 ml da amostra do produto que é colocado em um balão de vidro especial que, a seguir, é submetido a aquecimento para destilação em condições controladas. Esse teste, além de ser usado no controle da produção da gasolina, pode ser utilizado para identificar a ocorrência de contaminação por derivados mais pesados como o óleo diesel, óleo lubrificante, querosene etc.
• Capela 2: Viscosímetro: um instrumento usado para medição da viscosidade de um fluído, no caso, o do diesel. Densímetro: instrumento que mede a densidade da gasolina e do diesel.
• Capela 1: Ensaio de