Relatório Crossrail
Docente: Joana Santana
Discentes:
Ana Bonito nº54026
Inês Fernandes nº54069
Sara Valy nº54070
Turma FCA3
Ano Lectivo 2011/2012
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem por objectivo perspectivar a realidade associada ao projecto Crossrail na actividade de gestão genérica de planeamento.
Em paralelo com o estudo do caso, e tendo em conta a importância que constitui para um projecto algumas noções sobre a história, a compreensão do ambiente envolvente, a conciliação das partes interessadas, a capacidade de resposta às direcções previstas e demais contingências, serão abordados processos e tipos de planos e etapas no processo de planeamento.
Far-se-á ainda referência à missão e objectivos do planeamento, bem como ao processo estratégico e níveis de estratégia. Assim, no âmbito prático do estudo do caso Crossrail, demonstraremos a importância da função do planeamento para o bom funcionamento de uma organização.
CASO CROSSRAIL
A Crossrail é um projecto de construção de caminhos-de-ferro, que pretende fazer a ligação entre a cidade de Londres e as áreas circundantes de maior circulação.
O projecto assume-se como inovador e moderno, e tem como principais fins descongestionar a área metropolitana da capital, providenciar novos serviços e ligações, modernizar os transportes e construir oito novas estações no centro de Londres.
A Crossrail pretende fornecer aos futuros utilizadores um serviço rápido, cómodo e acessível, operando com transportes de grande dimensão, cada um comportando mais de mil e quinhentos passageiros.
A concretização deste projecto traduzir-se-á num aumento de 40% de linhas ferroviárias de Londres.
Sendo este um projecto de grande dimensão, envolverá o desenvolvimento de um planeamento exigente e adequado e terá de ter em conta as condições do meio envolvente, bem como a conciliação das partes interessadas.
Os stakeholders revelam-se da maior importância no