Relatório cor do solo
Os solos são corpos naturais resultantes da decomposição e recomposição de partículas minerais e de substâncias orgânicas, originadas de rocha e matéria orgânica, após seus enfraquecimentos por ações climáticas e biológicas. A primeira fase do processo de formação do solo é decorrente da ação congregada do intemperismo sobre a superfície da rocha e mineral da crosta terrestre.
A atuação do climtica e de organismos sobre a rocha, faz com que a água penetre nas fraturas das rochas provocando intemperismo nas arestas, e com ele a formação do solo em diferentes camadas, as quais são chamadas de horizontes. Os horizontes são agregados de solo que após seu processo de formação do solo ficaram paralelas a suprefície passando assim a se diferenciar-se em camadas.
Suas caracterisicas e propriedades podem ser estudadas através de seus processos e fatores de formações, os quais diferenciam um solo que possui um bom potencial de utilização agricola de outros solos que não apresenta esse mesmo potencial.
Para se estudar e classificar as características físicas e químicas do perfil de um solo, é necessário fazer um corte vertical no solo, estendendo-se da superfície até a sua rocha matriz. Santos et al. (2005), menciona em seu trabalho, os cuidados a serem tomados na abertura do conte vertical no solo e as ferramentas básica a serem utilizadas para abertura e avaliação morfológicas iniciais.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil do solo e examinar suas caracteristicas morfológicas.
MATERIAIS E MÉTODOS
O perfil analisado está localizado as margens da rodovia MS 80, que faz o acesso ao Distrito de Piraputanga, situado no Município de Aquidauana – MS.
No local encontrava-se uma trincheira já aberta, onde foi realizada a identificação dos horizontes, separando-os por profundidades (fita métrica) e mudanças em suas características morfológicas.
Materiais Utilizados:
• Faca;
• Fita