Relatório como usar o microscópio
Objetivo
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.
Introdução
O microscópio é um instrumento utilizado para a observação de estruturas impossíveis de serem visualizadas a olho nu. Há vários tipos de microscópio: simples ou lupa, óptico ou composto, eletrônico e protônico. O mais usado em laboratórios é o óptico com ampliação de até 2000 vezes. Ele conta, basicamente, de uma parte mecânica uma parte óptica e um sistema de iluminação.
Desenvolvimento
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antoni van Leeuwenhoek.
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
O microscópio óptico, que é o mais utilizado em laboratórios e que foi o que vimos em nossa aula, é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu.
É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens
Estrutura do Instrumento
Pé ou base: Serve e apoio às restantes componentes do microscópio. E sustentar o microscópio em si.
Coluna ou braço: fixo à base,