Portifólio
O presente trabalho visa demonstrar, de maneira sucinta a necessidade que o profissional da área de Ciências Contábeis tem de conhecer diversas áreas afins e correlatas à sua, já que atualmente não mais se concebe aquele profissional, que por mais especialista que seja naquilo em que se propôs, não tenha uma visão macroscópica de todo o sistema em que está envolvido.
Não há como ser diferente com o bacharel em Ciências Contábeis, que em face da globalização seus estudos não podem se pautar somente em plano de contas e fluxo de caixa, há que perquirir sobre como funciona a instituição em que trabalha, há que conhecer seus clientes, interagir com outras áreas e pessoas, pois será através de toda escrituração feita que serão tomadas decisões de diversas naturezas, ainda que seu destinatário do seu trabalho seja uma pessoa física.
.Conceito contabilidade
Entende-se por contabilidade o ato de registrar, controlar e gerir o patrimônio de pessoas e empresas, registrando todas as variações patrimoniais ocorridas e estudando também as consequências advindas de tais variações, tanto qualitativa quanto quantitativamente.
O interesse pela matéria é de tal importância que temos renomes de vários segmentos da própria contabilidade que assim tentam defini-la.
.A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
.A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior (Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25).
. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis