Relatório circuitos digitais
Departamento de Eletrônica e Computação – DELC
Circuitos Digitais II – ELC1111 – Prof. André Luiz Aita
Roteiro simplificado de projeto de circuitos lógicos seqüenciais - MSS
Etapas (clássicas) de projeto de um circuito seqüencial síncrono (ou máquina seqüencial síncrona – MSS):
1. Construir a Tabela de Estado Atual (conforme sugerido abaixo), de Próximo Estado e de Saída (Tabela de Estados) onde os estados, a seqüencia de operação e saídas são definidos. Alternativamente, (complementarmente ou preliminarmente), construir o Diagrama de Estados.
2. (Minimizar o número de estados, quando/se necessário e ou possível).
3. Assinalar os estados (definir a codificação de cada estado), como por exemplo: Estado 0 (representado por 0...000, Estado 1 representado por 0...001, Estado 2 (representado por 0...010 e Estado 3 representado por 0...011, . Tal codificação é bastante óbvia no caso de contadores, mas nem sempre é o caso.
Estado Atual
Entradas
Próximo Estado
Saídas
Q1 n
Q0 n
Inp
D1 Q1 n+1
D0 Q0n+1
Out
0
0
0
0
0
1
...
...
...
4. Escolha o tipo de FF para a memória de estado (tipo D, JK, T, etc...), obtenha a Tabela de Excitação para este FF (tipo de programação de entrada necessária para modificar o estado do FF conforme desejado, por exemplo para o FF tipo D: D=0 para Qn+1=0, D=1 para Qn+1=1).
5. A partir da Tabela de Estados, derive os mapas de Karnaugh para Ds, Js e Ks, ou Ts, a partir dos quais será possível obter as Equações de Entrada de forma simplificada. Derive também o mapa de Karnaugh para a saída que informa o fim da contagem, obtendo a Equações de Saída na sua forma simplificada também.
6. Relacionar as portas que serão necessárias na implementação, selecionar os circuitos integrados que contém as mesmas;
7. Desenhar o esquemático do circuito, indicando os pinos;
8. Montar o circuito, gerar um relatório de uma página e aguardar a