Relatório do 1º experimento de Circuito Digitais da UnB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CIRCUITOS DIGITAIS
Experimento 01
Objetivos
A meta deste experimento é familiarizar os alunos com os materiais a serem utilizados durante o curso na montagem de circuitos digitais, tais como a protoboard, o painel digital e os circuitos integrados. O experimento tem como objetivo também mostrar o funcionamento lógico e os atrasos de propagação por meio do uso das portas lógicas AND, OR e NOT.
Materiais
Painel digital;
Protoboard;
Ponta lógica;
Fios conectores;
Porta AND (Código 74LS08)
Porta OR (Código 74LS32);
Porta NOT (Código 74LS04).
Introdução
1) Circuitos digitais
Um circuito digital é caracterizado pela utilização de sinais elétricos em apenas dois valores distintos de tensão para representar a informação. Esse tipo de circuito funciona de acordo com a lógica binária, isto é, toda informação deve ser representada na forma dos dígitos zero ou um. A implementação dos circuitos digitais é feita por meio de vários tipos de portas lógicas, que formam a base para a construção de circuitos digitais dos mais simples aos mais complexos.
O circuito representado na figura abaixo apresenta como resposta uma função lógica dos sinais nas entradas.
Para representar os valores 0 e 1 binários, VA e VB só podem representar dois níveis de tensão distintos, que valem cerca de 0 V ou 5 V. É possível notar que há dois valores distintos de saída no ponto de tensão VS:
I) qualquer uma das entradas, VA ou VB, equivalem a 0 V: os diodos permitem a passagem de corrente devido à diferença de potencial entre a tensão de entrada e a tensão V CC, logo a tensão VS será cerca de 0 V;
II) ambas as entradas equivalem a 5 V: como a diferença de potencial entre a tensão de entrada e a tensão VCC é nula, não haverá passagem de corrente, portanto VS será equivalente a 5 V.
Ao montar uma tabela com os possíveis resultados observados, obtém-se:
0
0
0
0