relatório Chave reversora ~1
CONTROLE E ACIONAMENTOS DE MÁQUINAS II
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01
CHAVE REVERSORA
Este relatório de aula prática é pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Controle e Acionamentos de Máquinas II.
RECIFE, 23 DE SETEMBRO DE 2013.
1. INTRODUÇÃO
Em diversas ocasiões do dia-a-dia, sobretudo no âmbito do mundo industrial, há a necessidade de se elaborar os mais variados tipos de circuitos elétricos que irão realizar o acionamento/ desligamento de máquinas elétricas, tais como motores. Um tipo de circuito elétrico muito utilizado para realizar tal função é o que se chama de chave reversora. Esse tipo de circuito é utilizado para acionar motores elétricos quando se deseja que eles operem fornecendo, alternadamente, rotação (tanto no sentido horário como no sentido anti-horário).
Para se elaborar uma chave reversora, assim como os outros tipos de circuitos utilizados para acionar/desligar máquinas elétricas, faz-se necessário o emprego de dois circuitos: um de comando e um de força. O circuito de comando pode ser elaborado com o auxílio de um controlador lógico programável (CLP) ou apenas por meio das devidas ligações entre os contatos auxiliares de contatores e botões. Já o circuito de força não pode ser realizado com o auxílio de um CLP, sendo assim, elaborado por meio das devidas ligações entre os contatos de força de contatores e os terminais de ligação dos motores.
Um controlador lógico programável (CLP) consiste em um equipamento elétrico muito versátil, atualmente, muito utilizado no acionamento/desligamento de máquinas elétricas. Isso se deve ao fato desse equipamento oferecer diversas vantagens sobre as outras possíveis formas utilizadas para elaborar circuitos elétricos de comando de máquinas elétricas. Duas das suas principais vantagens tratam-se da redução e simplificação significativa das ligações físicas entre os componentes de um circuito de comando; e a