Relatório CEF Nossa Senhora de Fátima
Relatório visita ao Centro de Ensino Fundamental Nossa
Senhora de Fátima
A partir da visita que fizemos ao Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no dia 22/05, pude ter um primeiro contato com uma escola pela ótica de um futuro professor. Apesar do curto espaço de tempo que lá estive, consegui perceber as principais dificuldades enfrentadas por aquela escola e sua fórmula para superá-las através de uma gestão que tem como ponto forte a aplicação de seu ppp (projeto político pedagógico).
Segundo a Vice-Diretora Gisele Cristina Torres Camelo, as maiores dificuldades/queixas que a escola possui com relação ao poder público giram em torno da falta de verbas para manutenção de instalações e para reformas estruturais do prédio que, por ser relativamente antigo, possui barreiras que limitam o acesso de alunos portadores de necessidades especiais a determinadas áreas.
Outras necessidades também se apresentam como, a reforma de quadras poliesportivas que se encontram em condições precárias e a construção de um refeitório que hoje se dá de maneira improvisada funcionando no mesmo local que o reforço escolar. A falta de acompanhamento dos alunos pelos pais também foi um dos problemas citados durante a conversa, que mesmo estando longe do ideal é alta se comparada a outras escolas da região.
Apesar de conviver com estes e outros problemas, o CEF Nossa Senhora de Fátima tem tido mérito no processo ensino-aprendizagem, conseguindo se sobressair aos percalços em seu caminho com sucesso. Esse sucesso é resultado de um trabalho construído por vários gestores ao longo dos anos em uma parceria de êxito com a comunidade escolar.
Grande parte do êxito que a escola obteve se deve ao seu ppp que é: atualizado, sendo revisado anualmente; bem estruturado, pois envolve a comunidade escolar nesse trabalho compartilhando