Sifonação de líquidos
Engenharia de Telecomunicações
Relatório nº 04 – Sifonação de líquidos
Primeiro Semestre - Abril, 2013.
Sumário.......................................................................................
Objetivo.......................................................................................
Introdução Teórica......................................................................
Procedimento Experimental........................................................
Conclusão....................................................................................
Objetivo
Verificar experimentalmente o comportamento do escoamento de líquidos através de um sifão e encontrar as funções que definem o seu comportamento na sifonação em nível e em desnível.
Introdução teórica
O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio tomando sua forma. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma a forma do recipiente que o contém. A transferência do fluido de um recipiente para o outro ocorre através de um sifão. O funcionamento de um sifão baseia-se na diferença de pressão entre os dois ramos da mangueira. Para entender o princípio de funcionamento de um sifão, analisemos primeiramente a Figura 1 e 2.
Este experimento é uma variação da atividade anterior, onde o escoamento era feito entre recipientes em nível. O objetivo é determinar a dependência do volume de água escoada para a proveta 2 com o tempo, sob pressão atmosférica. Conforme a seguinte imagem.
Procedimento experimental
Tabela 1. Sifonação em nível. Volume de água