Relatório Campo Elétrico
1 OBJETIVOS _____________________________________ 04
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA _____________________ 05
3 MÉTODO EXPERIMENTAL ________________________ 11
4 resultados___________________________________ 14
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________ 16
6 APLICAÇÕES NAS CIENCIAS E TECNOLOGIA_________ 17 7 BIBLIOGRAFIA___________________________________19 8 ANEXOS________________________________________20
1. OBJETIVOS
1.1 Objetivos Gerais
Os objetivos gerais das práticas envolvendo o gerador de correia do tipo Van de Graaff se basearam em descrever e interpretar a movimentação das cargas elétricas através dos tipos de eletrização e da utilização de eletrodos (auxiliando também na observação de outras características), além de identificar e concluir sobre a condutibilidade dos materiais utilizados.
1.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos dos procedimentos com o gerador de correia do tipo Van de Graaff tiveram como foco a distribuição das cargas e a importante influência de alguns fatores como a pressão, distância e a densidade na maneira como eram distribuídas estas cargas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso como, por exemplo, o estudo e compreensão do que é carga elétrica, o que é campo elétrico e o que é potencial elétrico. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
O estudo da eletrostática é dividido em três partes, que correspondem aos tipos de eletrização: a eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
O estudo da eletrostática teve início com Tales de Mileto no século VI a.C. Tales deu início aos estudos da eletrostática, no entanto foi Coulomb que realizou estudos sistemáticos e quantitativos da