Relatório Campo Elétrico
Insituto de Ciências Exatas
Departamento de Física
Física Experimental III-A
1. Objetivo
Determinar valores representativos de campo elétrico entre dois condutores retilíneos finitos paralelos entre si.
Determinar experimentalmente campo elétrico.
2. Introdução
Campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por sistemas delas e é expresso em Newton por Coulomb no SI.
Ao induzir-se uma diferença de potencial em um meio através de duas cargas de mesmo módulo, mas sinais opostos, produzimos um campo elétrico uniforme onde as linhas de força são paralelas e equidistantes.
3. Procedimento
A diferença de potencial é medida no gerador. Com o gerador desligado, conecta-se um cabo Banana-Jacaré no eletrodo e em uma das saídas “Output do gerador.
Preenche-se um prato com água de abastecimento local. Coloca-se uma parte de papel milimetrado, com um quadrado de 6cm de lado destacado, abaixo da cuba e cooca-se os eletrodos, um de cada lado com apenas a placa em contato com a água.
Antes de ligar o gerador, coloca-se, por medida de segurança o botão de voltagem no mínimo. Liga-se o gerador e ajusta-se a ddp. Foi usada uma ddp de 6V.
Após conectar os cabos no multímetro, antes de liga-lo, ajusta-se a chave para medir voltagem ( V ), na maior faixa possível.
Após isso, coloca-se os cabos do multímetro, um em cada lado, do eletrodo e observa-se a leitura. Verifica-se o eletrodo de maior e menor potencial através do sinal positivo e negativo observado na leitura.
Apesar da leitura de 6V estabelecido do gerador, o multímetro forneceu uma leitura de 6,09V.
As leituras são realizadas de acordo com o seguinte esquema:
4. Resultados
Considerando um eixo x e y no papel milimetrado:
Eixo X:
Eixo