relatorio campo eletrico
ÍNDICE 1
OBJETIVOS 2
INTRODUÇÃO TEORICA 3
Lista de materiaIS 3
1. Procedimentos experimentais 3
1.1 Identificação das grandezas e das escalas do multímetro digital 3
1.2 Determinação da resistência elétrica dos resistores 3
1.3 Associação em série 3
1.4 Associação em paralelo 3
1.5 Associação mista 1 3
1.6 Associação mista 2 3
1.7 Associação mista 3 3
1.8 Associação mista 4 3
1.9 Associação mista 4 3
1.10 Associação mista 5 3
CONCLUSÃO 3
BIBLIOGRAFIA 3
OBJETIVOS
Conhecimento do componente eletrônico Resistor, bem como determinação da resistência ôhmica, os três tipos de associações (série, paralela e mista), além da utilização dos instrumentos usados para obter a medições do referido componente.
INTRODUÇÃO TEORICA
Neste relatório apresentado para a disciplina de física experimental II, abordamos a experiência “Campo elétrico uniforme”, onde através da aplicação de tensão sobre um eletrodo consegue-se realizar medições e encontrar numericamente a uniformidade do campo elétrico.
Iniciando a abordagem sobre o referido assunto, é preciso introduzi-los ao conhecimento obtido através dos séculos, referente a forças entre cargas.
Sabemos que a nível atômico, menor parte da matéria, encontramos uma estrutura onde cargas elétricas positivas e neutras estão concentradas no núcleo e uma eletrosfera onde se localizam os elétrons, cargas elétricas negativas.
Através dos estudos de Thales de Mileto, filosofo e matemático do século VI aC., foi observado que ao atritar uma resina fóssil a um pedaço de palha havia uma atração entre eles. Ao passar dos séculos, e de muitas descobertas chegamos aos conhecimentos que mudariam a vida do homem, a eletricidade.
Defini-se carga elétrica puntiforme como sendo um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas as distancias que o separam de outros corpos eletrizados. Abaixo segue exemplos:
Sabemos que se as cargas, sendo de mesmo sinal, sofrerão uma repulsão.
Sabemos que