Relatório Barroco - Moça com brinco de pérola
A arte barroca surge na Itália Católica do século XVII, que em meio a Contra-Reforma vem perdendo força, o estilo logo se propaga por toda a Europa, chagando através dos colonizadores espanhóis e portugueses ao continente americano. As obras do barroco rompem o equilíbrio existente entre razão e emoção, passam a se apegar apenas ao emocional, deixando de lado o racionalismo dos renascentistas. Mesmo com as várias ramificações - se assim posso dizer – presentes no barroco, o Italiano, o Flamengo e o Holandês, todos têm como características as linhas curvas, o elo entre a arquitetura e a escultura, o famoso contraste violento entre luz e sombras e a falta de simetria.
O significado do termo “Barroco” é “pérola imperfeita; falsa”, sendo assim um termo pejorativo, mas o estilo, diferente do nome, é o mais ornamentado e suntuoso de toda a história, podemos dizer também que a arte barroca foi além de arte, um movimento físico, emocional e espiritual. No filme “Moça com Brinco de Pérola” é fácil e talvez até fundamental notar a presença do estilo barroco. O nome do filme é o mesmo nome do quadro do pintor holandês Johannes Vermeer, quadro este que é inspiração para o filme. Moça com Brinco de Pérola é considerado a Mona Lisa dos holandeses. A vida do pintor é um mistério por isso pouco de sabe sobre a real inspiração do quadro, porém no filme o autor cria um amor platônico entre o grande e famoso pintor Vermeer e a recém contratada empregada da família Griet. Delft, a cidade natal de Vermeer e retratada com excepcional fidelidade, na minha opinião todas as cenas do filme poderiam ser perfeitamente encaixadas numa moldura, pois parecem quadros.
O filme mostra também a câmera obscura, que o pintor usava como utensílio para a realização das suas obras, através dela ele observava a imagem que ele iria pintar. O impressionante domínio da luz por Vermeer é dramatizado nas cenas de Moça com Brinco de Pérola, assim como a técnica do pontilhado, o