RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE FISICA GERAL E EXPERIMENTA I
Holdimar Alonso Paiva, Kézia Barreto Santos.
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA. hap_engenharia@hotmail.com., keziasb_02@hotmail.com
Resumo. Esse método consiste em medir, de maneira automatizada o valor da aceleração da gravidade (g), analisando o tempo de queda-livre de uma esfera. O uso de lançamento remoto da esfera e sensores nas medidas nos permite obter um resultado mais confiável e preciso para o valor de g comparado ao método manual de lançamento e medida do tempo.
Palavras-chave: Medidas precisas, Queda livre, Tempo.
1. INTRODUÇÃO
O homem sempre estudou os movimentos que ocorrem na natureza, e dentre todos sempre houve grande interesse pelo movimento de queda dos corpos quando são abandonados próximos à superfície da Terra. Se for abandonada uma pedra de uma determinada altura, percebe-se que seu movimento é acelerado, caso seja lançado essa mesma pedra de baixo para cima poderá ser observado que o movimento é retardado. Desde a época dos filósofos gregos, surgem teorias sobre esse tipo de movimento. As teorias de alguns filósofos e físicos em relação ao movimento de queda livre: Aristóteles: Dois corpos soltos de uma altura pré-estabelecida com massas diferentes, o corpo de massa maior cairá mais rápido que o de menor massa.
Simon Stevin: Em 1586, deixou cair de mesma altura duas esferas, uma dez vezes mais pesada do que a outra, e notou que o impacto delas em uma tábua colocada no chão produzia um único som.
Galileu Galilei: Fez uma experiência parecida com a de Stevin. Ele deixou cair duas bolas de pesos diferentes, uma de chumbo e a outra de madeira, do alto da torre de Pisa e observou que elas caíam, praticamente, ao mesmo tempo. Após a análise mais detalhada do