Relatório aula prática Condutometria de Neutralização
Análise Instrumental Avançada
Experimento 4
Condutometria de Neutralização
Determinação de HCl e H3COOH em mistura
Profª. Drª. Thaís Vitória da Silva Reis
Andressa Augusto da Motta
Andressa Zanella
Moisés Sarto Rocha
Thaís Alves Catóia
Tiago Augusto Santos
Fevereiro/2014
1. Introdução
A condutometria mede a condutância elétrica de soluções iônicas. De forma geral, a condução elétrica da eletricidade através das soluções iônicas se dá à custa da migração de íons positivos e negativos com aplicação de um campo eletrostático. A condutância de uma solução iônica depende do número de íons presente, bem como das cargas e das mobilidades dos íons.
A condutometria abrange duas técnicas analíticas: a condutometria direta, mais simples, e a titulação condutométrica, a qual estudamos neste experimento. As medições condutimétricas diretas não são seletivas, pois qualquer ion contribui para a condutância duma solução, logo não é possível determinar a concentração de um ion em solução.
Numa titulação condutimétrica segue-se a variação da condutância da solução em análise à medida que o reagente titulante é adicionado de uma bureta. As titulações condutimétricas, ao contrário da condutimetria direta, permitem a determinação da concentração de um ion em solução, uma vez que da reação química que ocorre entre titulante e titulado resultam alterações da quantidade de ions presentes em solução com substituição dos ions iniciais por outros de mobilidades diferentes e portanto a condutância da solução titulada varia.
A determinação de ácido acético numa amostra de vinagre contaminado com ácido clorídrico pode ser efetuada por titulação condutimétrica em que uma base forte titulante (NaOH) é adicionada à amostra.
2. Objetivo
Através da condutometria de neutralização, determinar HCl e H3COOH em mistura.
3. Equipamentos
Condutivímetro DM-32, Digimed
Agitador magnético
4.