Relatório Aula Cinética
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: BIODINÂMICA
PROFESSORA: REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA:
Cinética de consumo de amônio e produção de compostos nitrogenados pela biomassa
Camila Maria Trein Catiane Pelissari
Florianópolis
Julho/2013
1. INTRODUÇÃO
Os despejos inadequados de efluentes domésticos e sanitários em corpos hídricos podem desencadear inúmeros impactos ambientais. O principal problema decorrente destes despejos é o aumento da oferta de nutrientes e a alta carga orgânica, que podem vir a ocasionar a eutrofização dos corpos hídricos.
Dessa forma, a disposição adequada dos efluentes sanitários é essencial à proteção da saúde pública e do meio ambiente (NUVOLARI, 2003). Existem uma grande variedade de processos de tratamento com técnicas e controles visando o aumento da eficiência das plantas de tratamento, a redução do consumo de energia e a minimização da produção de lodo.
Atualmente realizam-se estudos focados no tratamento biológico com a utilização de reatores operados em bateladas sequenciais com grânulos aeróbios (RBSG). Estes reatores possuem uma grande concentração de partículas de suporte a partir das quais se verifica o crescimento e desenvolvimento do biofilme. A grande vantagem destes reatores relativamente a outros tratamentos biológicos resume-se à quantidade ativa de biomassa que permanece no interior do mesmo, possibilitando uma melhor eficiência de tratamento.
A elevada concentração de biomassa ativa presente no meio origina taxas elevadas de remoção orgânica, baixa detenção hidráulica e uma estabilidade operacional superior. Alguns autores referem ainda como vantagem a idade do lodo, ou seja, dado que a mesma biomassa permanece muito mais tempo ativa neste tipo de reator a quantidade de produção diminui. JUNGLES et al. (2009) destaca os reatores operados em bateladas