Relatório análise tátil
De acordo com a aula experimental viu-se que em certos momentos, o profissional atuante no campo tem a necessidade de realizar uma identificação prévia do solo, esta por sua vez, sem a utilização de equipamentos laboratoriais, somente com o recurso da análise tátil-visual. Assim, o profissional poderá julgar qual será o melhor tipo de ensaio a ser realizado em laboratório, para maiores detalhes posteriores do solo em estudo.
Objetivo:
Analisar em laboratório as características dos solos estudados, de acordo com técnicas simples e específicas, a fim de obter suas classificações.
Equipamentos utilizados:
- Béquer com água;
- Béqueres com diversos tipos de solo;
- Duas provetas de diâmetros diferentes com água, para teste e análise do solo em “dispersão em água”.
Conclusão:
Foram analisados 3 tipos de solos argila (cor marrom), silte (cor branca) e areia (cor amarela). Conhecendo suas características, assim obtendo suas classificações:
Areia: Esta se compõe de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nu. Como característica principal a areia não tem coesão, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros.
Argila: O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. São fáceis de serem moldados com água e formam barro plástico e viscoso quando úmido.
Silte: O Silte está entre a areia e a argila e é o “primo pobre” destes dois materiais nobres. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna de nota quando molhado.