Relatório 3 FFQ3
2039 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABAAUGUSTO CAMPOS MIGLIORIN NUNES DA SILVA
RA: 5128897 TURMA: 23
RELATÓRIO Nº 03
LINHAS DE CAMPO
UBERABA/MG
2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA
AUGUSTO CAMPOS MIGLIORIN NUNES DA SILVA
RA: 5128897 TURMA: 23
RELATÓRIO Nº 03
LINHAS DE CAMPO
Trabalho apresentado na disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e Suas Aplicações III - Prática, do curso de Engenharia Civil, da Universidade de Uberaba.
Orientador: Prof. Luciano Henrique Dias de Matos
UBERABA/MG
2015
1. OBJETIVO
Visualizar as linhas de força de campo elétrico, entre eletrodos de diferentes formatos e visualizar as linhas de indução do campo magnético de diferentes imãs.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Campo elétrico
Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos encontrar:
Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo elétrico (E) é definido como o quociente entre as forças de interação das cargas geradora do campo (Q) e de prova (q) e a própria carga de prova (q), ou seja:
Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.
Já uma carga de prova, para os fins que nos interessam, é definida como um corpo pontual de carga elétrica conhecida, utilizado para detectar a existência de um campo elétrico, também possibilitando o cálculo de sua intensidade.
Vetor campo elétrico
Voltando à analogia com o campo gravitacional da Terra, o campo elétrico é definido como um vetor com mesma direção do vetor da força de interação entre a carga geradora Q e a carga de prova q e com mesmo sentido se q>0 e sentido oposto se q<0. Ou seja:
A unidade adotada pelo SI