Relatório 1 Equilíbrio do Ponto Material
ENGENHARIA QUÍMICA
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL 3
EQUILÍBRIO DE UM PONTO MATERIAL
Sorocaba - SP
24 de Agosto de 2015
Introdução:
Neste experimento, faremos uso do Diagrama de Corpo Livre (DCL) que nos possibilita analisar um corpo isoladamente apresentando-se todas as forças e momentos que atuam nesse corpo. Usando os conhecimentos da Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia) em que vimos que: “Quando a soma das forças aplicadas numa partícula está em equilíbrio. O equilíbrio pode ser estático, quando a partícula está em repouso em relação a um referencial, ou dinâmico, se a partícula executa um movimento uniforme em relação a um referencial”.
Objetivo:
Identificar condições de equilíbrio da partícula, trabalhar com análise de medidas de massa e verificar a relação da força peso com a força no cabo.
Materiais e Métodos:
Materiais
- Painel de forças Cidepe
- Corpos de prova de massa
- Transferidor com espelho acoplado
- Balança Semi-Analítica
- Papel gráfico milimetrado
- Dinamômetro
Métodos Inicialmente, numeramos os corpos de prova com valores de 1 à 3 e em seguida, os pesamos a massa na balança semi-analítica já com os ganchos e os fios que tem o peso desprezível. Feito isso, obtivemos o peso em N dos corpos através do Dinamômetro e então, montamos o sistema com as roldanas no painel localizadas uma em cada extremidade lateral e passamos os corpos presos através de fios e ganchos de peso desprezível e um corpo pendurado entre os outros dois, formando dois ângulos. Com o auxílio do transferidor com espelho acoplado, medimos os ângulos formados. Com essas informações em mãos, pudemos realizar o que foi pedido no Roteiro do Experimento.
Resultados e Análise dos Resultados:
Ao pesar os componentes foram obtidas as seguintes massas:
Amostra
Massa (Kg)
Peso (N)
Precisão da Balança (g)
Corpo 1
0,130
1,28
0,1
Corpo 2
0,1291
1,27
0,1
Corpo 3
0,1299
1,28
0,1
Ao medir a angulação com o transferidor foram obtidas os