Relatório 01 introdução ao estudo estatístico
Estatística é a ciência de coletar, organizar, analisar e interpretar dados para a tomada de decisões.
As empresas utilizam da estatística para poderem mensurar como estão em relação à qualidade tanto na sua produção quanto em seus processos tanto internos e externos, com isso atingindo o Máximo de qualidade, com o menor custo para que possam obter um maior lucro, e assim crescer cada vez mais no mercado e estabilizar nos altos patamares da qualidade em que muitos concorrentes estão, pois quanto maior a qualidade e menor o custo final para o cliente, maior é o lucro para a empresa que produz e ou realiza o serviço.
Para fazer um estudo estatístico utilizamos de métodos estatísticos para organização das tarefas, os principais são: * Definição do problema; * Objetivos gerais e específicos; * Planejamento; * Coleta de dados; * Apuração de dados; * Apresentação dos dados; * Analise e interpretação dos dados.
1.1.1 – Definição do Problema:
Consiste em definir e formular corretamente o problema a ser estudado, devendo examinar se existem outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos, uma vez que parte da informação de que necessita pode, muitas vezes, ser encontrada nesses últimos. É necessário saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.
1.1.2 – Objetivos gerais e específicos:
Devem se elaborados de forma bastante clara, já que as demais etapas da pesquisa tomam como base este objetivo.
1.1.3 – Planejamento:
Consiste em determinar o procedimento necessário para resolver o problema e como levantar as informações sobre o assunto em estudo. Nessa fase é necessário fazer a escolha das perguntas e sua correta formulação, qualquer que seja a modalidade de coleta de dados.
Deve ser feito o cronograma de atividades e todas as etapas do método estatístico devem ser definidas nesta fase.
Existem dois tipos de levantamento que podem ser utilizados: * Censitário: Quando a contagem for completa, ou seja,