Relatório 01 02 2
Engenharia Ambiental e Sanitária
Aula Prática 01: Medidas de Massa e Volume
1. INTRODUÇÃO
Na química, medir é necessário e é uma parte importante na realização de experimentos em laboratório. Assim sendo, consideramos que medir nada mais é que comparar uma grandeza com um padrão específico. Todas as medidas conterão sempre um erro que, na maioria das vezes, pode ter como fonte o aparelho que foi utilizado, o objeto em questão ou o operador.
Portanto, quanto menor for o erro da medida, maior será a aproximação de um resultado exato.
Os instrumentos utilizados nas medidas são divididos em: graduados ou volumétricos. Os instrumentos graduados podem medir diferentes volumes enquanto os volumétricos conseguem medir apenas o valor exato equivalente ao seu volume total. Sendo assim, os instrumentos volumétricos são considerados mais precisos.
Quando falamos de erro dentro da química, devemos ficar atentos quanto à análise dos mesmos, pois existem algumas formas de avaliar esses erros com uma certa precisão. No caso dos instrumentos graduados consideramos o erro como a metade da menor divisão da escala.
Entretanto, os instrumentos volumétricos mostram o erro, na maioria das vezes, no próprio objeto e/ou no catálogo do fabricante.
Um dos instrumentos mais importantes dentro de um laboratório é a balança, que é um objeto para medidas de massa. Apesar de existirem balanças com uma precisão de baixo nível, a balança analítica se destaca por fornecer resultados precisos e rigorosos. Entretanto, devemos considerar que, mesmo que o instrumento possua um bom nível de exatidão, existem forças externas que podem intervir nos resultados como as características da sala de pesagem, as condições ambientais do local (temperatura, umidade, etc.) e também as condições da bancada onde se encontra a balança. Sendo assim, é de extrema importância ficar atento aos cuidados operacionais no momento de fazer as medidas.
2. OBJETIVOS