Relatório ''Separação de Componentes de uma Mistura''
Relatório
"Separação de Componentes de uma Mistura"
Objetivos:
Nas aulas 12, 13 e 14, a turma realizou várias experiências laboratoriais com o objetivo de observar várias formas de se separar componentes de misturas heterógeneas e homogéneas. Dentro das misturas heterogéneas realizou-se a separação de água, óleo e alcóol desnaturado através de separação com ampola de decantação; a separação de água suja com terra através de vários métodos como decantação, filtração por gravidade e por pressão e centrifugação; e a separação de limalha de ferro e areia da praia através de separação magnética. Para a mistura homogénea de vinho realizou-se a destilação simples.
Fundamento Teórico:
A grande maioria dos materiais encontrados na natureza são substâncias (simples ou compostas) ou misturas, que podem ser homogéneas (apresentam um aspecto uniforme tendo apenas uma fase), heterogéneas (apresentam mais de uma fase) ou coloidais (aparentam ser homogéneas a nivel macroscópico mas são heterogéneas a nível microscópico). Seguindo os processos de seguida mencionados fizemos a separação de vários componentes em diferentes estados no seguimento destas misturas.
Decantação - usado para separar os componentes de misturas heterogéneas, constituídas por um componente sólido e outro líquido ou dois componentes líquidos, sendo estes líquidos imiscíveis (que não se misturam). Este método consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso a fase superior.
Decantação com ampola - a decantação é um método de separação entre duas fases liquidas ou uma fase liquida e uma fase sólida usando uma ampola de decantação, sendo a fase inferior (mais densa) transferida através da torneira.
Filtração (por gravidade e por pressão) - a filtração consiste na separação de uma fase sólida de uma fase líquida, passando esta última através de um meio permeável e poroso, a que se dá o