Relatrio 6 QUIMICA
Alunos: Arthur Peixoto Amanda Serpa Artur Garcia
Introdução:
As reações de oxi-redução são bastante utilizadas em vários processos industriais e do nosso cotidiano. Nesses processos ocorre a transferência de elétrons entre as espécies, podendo gerar uma diferença de potencial. A eletroquímica é a parte da físico-química que estuda as propriedades elétricas das soluções, o comportamento dos íons em meios líquidos, a produção de energia elétrica nas reações em fase líquida que ocorrem nas pilhas, e as propriedades elétricas das soluções coloidais. Na pilha a passagem de corrente em uma reação espontânea produz energia, como o que ocorrem em pilhas e baterias. O processo inverso é a eletrólise, onde um conjunto de fenômenos químicos ocorre nos eletrodos imersos numa solução condutora, provocados pela passagem de corrente elétrica, e que podem ser decomposições, deposições, formação de gases, etc.
Objetivos:
Experimento 1: Avaliar se ocorre alguma alteração em um prego de ferro quando colocado em uma solução de sulfato de cobre e em uma lâmina de cobre quando colocada em uma solução de sulfato de zinco.
Experimento 2: Medir a voltagem de uma pilha de cobre e zinco
Experimento 3: Verificar os produtos obtidos na eletrólise da solução de iodeto de potássio.
Procedimentos:
Experimento 1:
Um prego de ferro foi colocado em uma solução de sulfato de cobre. Em outro recipiente, uma lamina de cobre foi mergulhada em uma solução de sulfeto de zinco. O prego, inicialmente de coloração prata, tornou-se avermelhado/alaranjado e, além disso, houve liberação de bolhas. Isso ocorreu devido à oxidação do ferro que, neste caso, foi de forma expontânea. O cobre fica depositado no prego pois o cobre possui um maior potencial de redução. O Ferro reage com o cobre, por meio da transferência de elétrons, produzindo cobre metálico (Cu0) e ferro 2+. Fe0(s) +Cu2+(aq Cu0(s) +Fe+2 Já a lâmina de cobre, na solução de