Relatos diferentes - Uma narrativa
Compreende-se, que o texto em evidência retrata a importância da comunicação associada ao relacionamento interpessoal no âmbito organizacional.
Definida como ato ou efeito de se comunicar, de transmitir algo, aviso, mensagem ou informação, a comunicação em si não se restringe a simples correspondências comerciais, anúncios, marketing. Ela assumiu um papel fundamental e é extremamente necessária no desenvolvimento das organizações imparcial aos seus diversos setores.
Hoje, independente da formação, carreira ou atividade que exerça; as organizações não exigem tão somente conhecimentos e habilidades em determinado departamento. Aos profissionais que almejam manter-se no mercado de trabalho devem atentar-se a essa evolução das formas de comunicação e a divergência entre o dito e o compreendido, caracterizado como falha na comunicação.
No entanto, visando o melhor contato com seus colaboradores, elas têm qualificado esses profissionais para discernirem em todos os seus aspectos as principais formas de comunicação destacando-se: A Verbal – escrita ou falada – que diferencia das demais, pela possibilidade de transição de conhecimentos entre emissor e receptor por meio de um determinado contexto, mensagem ou código, e se predomina apesar de todos os recursos comunicacionais das inovações tecnológicas; apresentação em público – definida pela oratória que se trata da arte de falar bem, da habilidade de convencer através das palavras; o relacionamento interpessoal – clientes, fornecedores, colegas de trabalho – aplica-se no simples fato de que não escolhemos a cadeia hierárquica a qual estaremos subordinados, tampouco colegas de trabalho, clientelas e fornecedores.
Ademais, no contexto organizacional, destaca-se a comunicação empresarial que é vista como forma de alavancar o conceito da empresa por meio de