casa de concreto
Desde que começou a produzir as formas plásticas para paredes de concreto moldadas in-loco, o engenheiro piracicabano Wanderley Jayme Esmael, diretor e fundador da Metro Modular, empresa sediada em Piracicaba, viu o uso dessas formas crescer a cada ano. Isso porque as formas, por serem produzidas com resinas plásticas, podem ser utilizadas inúmeras vezes em outras construções, se adequando a diferentes projetos, tendo suas dimensões alteradas e moduladas para qualquer medida.
As formas plásticas permitem a construção de paredes, pilares, vigas baldrame, lajes e blocos de fundação e pode ser empregado em larga escala em obras industriais, comerciais e residenciais. O sistema é de fácil implantação, com processos e etapas bem demarcadas, e de fácil manuseio de equipamentos, garantindo agilidade na montagem do sistema e menor probabilidade de erros de execução. “Para empreendimentos de habitações populares, a produtividade é de uma casa por dia, e após este período, as paredes da casa já estão prontas para receberem cobertura, cerâmica e serem pintadas. Pelas características deste sistema, ele apresenta diversas vantagens que geram uma economia de 20% a 40% no custo final da obra”, comenta Wanderley.
Outro ponto positivo foi os reflexos da aprovação da norma ABNT NBR 16055:2012 – Parede de concreto moldada in loco para construção de edificações – Requisitos e procedimentos,que regulamentou a parede de concreto em edificações. Segundo o diretor da Metro Modular, a aprovação foi positiva em diversos aspectos, principalmente ao relacionado a abertura de financiamento deste tipo de construção pela Caixa Econômica Federal, um dos principais órgãos de financiamento habitacional do país.”Por isso, a norma foi extremamente positiva para o mercado”, comenta.
Hoje, a empresa fornece suas formas plásticas para construtoras de todo Brasil, além de exportar para outros países. “Nossas formas já foram utilizadas na construção das casas