Relatorios
o O eletromagnetismo prevê que um e- girando ao redor do núcleo perderia energia (Lei de Maxwell), portanto durante o seu movimento se um eperdesse energia com o tempo ocorreria diminuição de sua velocidade e acabaria no núcleo!!! o De acordo com as leis do eletromagnetismo de Maxwell, um e- ao se movimentar deveria irradiar luz continuamente, gerando um espectro contínuo! Não é o que ocorre, contudo.
o Quando a luz branca atravessa um prisma observa-se o espectro eletromagnético contínuo:
Em maiores detalhes, temos:
o Quando a luz tem origem na excitação de um elemento químico temos o espectro atômico de emissão ou espectro de linhas ou raias, que é característico (“impressão digital”) do elemento químico:
Assim, temos, por exemplo:
Hydrogen:
Helium:
Carbon:
Estes são obtidos, também, por decomposição da luz num prisma. Na verdade, os espectros podem ser de três tipos: Contínuo, emissão ou absorção:
O espectro solar é um exemplo de espectro de absorção:
Note a ausência de algumas linhas, correspondentes aos elementos presentes no sol ( H, He, ...). O mesmo pode ser observado no espectro da luz das estrelas!!!
1913 – Modelo de Bohr o O espectro atômico de emissão do hidrogênio tem suas raias previstas por meio da equação empírica conhecida como Equação de Rydberg: ν ( Hz ) = 3,29 x1015.
1 1 − 2 2 n1 n2
onde:
ν = freqüência da radiação em Hz (s-1); n1 e n2 = números inteiros tais que n1 < n2
o Físico dinamarquês Niels Bohr propôs que as observações experimentais (espectros) evidenciavam que as leis de