Relatorios
CAMPUS VILA VELHA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
PROFESSORA: Cristiane Pereira Zdradek
Aplicação da técnica de filtração
Pedro Afonso Radyne Boone Rafael Boone
Vila Velha, Agosto/2014.
1- Introdução
Quando se tem uma solução que apresenta duas fases, um sólido e um líquido, uma técnica utilizada para separa-las é a filtração. A técnica de filtração consiste em passamos a solução de duas fases por um meio filtrante, ou seja, em canais muito pequenos ou um meio que possui orifícios pequenos de menor tamanho que a fase sólida. A filtração ocorre com o líquido passando pelos orifícios, e o sólido, que é constituído por grãos maiores, ficando retido. O meio filtrante mais utilizado é o papel de filtro, que vem em forma retangular ou circular, mas existem outros meios filtrantes como: algodão, lã de vidro, pasta de papel, pano, placa porosa de vidro, areia, cerâmica porosa, etc.
Escolhemos o meio filtrante observando a resistência química, ou seja, não se pode filtrar em papel uma concentração alta de ácido sulfúrico, por exemplo, pois o ácido corroerá o papel, neste caso usa-se lã de vidro. Outro item a ser observado é a granulometria do filtro escolhida em relação ao sólido que se deseja filtrar, como exemplo, quando filtramos uma mistura de água e grãos de arroz basta uma peneira fina, mais já quando filtramos pó de café não podemos utilizar uma peneira, usamos ou um pano ou papel filtro. Nos laboratórios a grande maioria das filtrações é feitas por papel filtro por ser eficaz, mas às vezes são exigidos papéis especiais (furos menores).
Podemos ainda usar dois tipos de filtração: simples e a vácuo. A filtração simples ocorre pela ação da gravidade, ou seja, o próprio peso do líquido o faz escorrer pelo meio poroso. A filtração a vácuo utiliza algum sistema _ uma bomba de vácuo, por exemplo, _ que força o líquido a passar pelo meio filtrante. Sua principal vantagen é a eficiência, pois